Quando comprou o livro do CAOS do James Gleick, papai, muito entusiasmado e com seu jeito propagador de idéias, vivia explicando a Teoria do Caos para os outros. Eu, pequeno, vi isso várias vezes.
Uma vez, estávamos numa farmácia homeopática que existia na praça ABC (aonde é aquela lanchonete ou então o bar Dalva). No balcão ele falou da teoria com a farmacêutica. Havia um biólogo esperando. Ele também entrou na conversa, dando exemplos da teoria na área de biologia. Foi muito legal!
Cresci escutando, durante mais de um ano, a história que a equação x^4-1=0 tem quatro raízes (o que é trivial para qualquer pessoa com formação em exatas), mas não era o caso da platéia que o escutava o papai na maioria das vezes. Quando ele estava de posse do livro, mostrava as figuras o que acabava facilitando a explicação. Mas quem entendia pouco de matemática, sempre olhava o papai com os olhos assustados!!
A figura que acompanha esse post mostra o comportamento caótico quando a equação acima é resolvida pelo Método de Newton cujos parâmetros iniciais não estão perto de nenhuma das raízes: 1,-1,i,-i (elas são aqueles pontos mais claros no meio das cores cheias).
A figura foi retirada desse site: link
No comments:
Post a Comment