Monday, May 10, 2010

Trechos do Diário de Cesar 1992 a 1995

*31/10/92*
 
Inicio hoje um diário com o objetivo de registrar 
minhas memorias, meus trabalhos. Talvez de cara me veja como uma 
pessoa que se experimentou em excesso, que correu e dispendeu 
energia  aleatoriamente.  A  certeza  e a  incerteza   sempre  me 
acompanharam.  Quis ver o mundo e vi que é impossível. É doloroso 
se fazer homem,  pessoa,  ser,  gente é doloroso ser.  E é alegre 
ainda.

O  que  é  o  amor se às vezes  para  mim,  falta,  deveria   ser 
completo, sem falhas, sem faltas. Não é assim.
Não me sinto culpado, me sinto inocente e me sinto atacado. Tenho 
medo  da liberdade,  preciso me libertar,  é duro conviver com  a 
liberdade, estou oprimido.
A  profissão me chama de longe e de perto.  Estou carregando  que 
culpa  ?   Quem sou eu ?  Estou na vocação certa ?   Sou  um  bom 
profissional ? O Deus, quem sou eu ?
Tenho medos atualmente, parece-me que nunca os tinha tido, mas 
ainda sobra-me coragem e aqui tento reagir.
Quando vou a um novo trabalho como hoje,  falo para dar  ao  meu 
cliente sensação de bom atendimento,  competência e experiência e 
me perco às vezes em prolixidade, já me falaram, já notei.

Tenho tido medo de perder a minha amada.

08/05/93

Até esqueci as páginas que abrir para contar minha estória.
Estória que às vezes não sei, não lembro.  Onde nasci ? Alfredo 
Vasconcelos, às 5:30 daquele dia de 15 de outubro de 1.951.
Preocupa-me que minha mãe não pudesse nem gemer tal era a  falta 
de  privacidade  em nossa morada.  De lá não lembro nada.  Já  em 
Barbacena em data que ainda não posso precisar, mas  seria  já 
1.952 ( Vou perguntar a alguém da família ) lembro-me do corredor 
de entrada da casa do passeio em terra, irregular com o meio fio. 
Da casa da General Câmara lembro-me da vinda a pé com o  Luizinho 
trazendo uma leiteira cheia de feijão pronto para afogar. Sinto o 
gosto  daquele  feijão na boca até hoje.  Era um feito  para  mim 
mesmo  acompanhado  pelo irmão.  Nesta nova casa estão as  minhas 
lembranças mais remotas.  Lá auxiliei o meu pai em obras,  talvez 
com   precoce idade,  havia situações que compreendia o  terrível 
perigo  de uma escora e a poeira que se levanta para  “rancar”  uma 
parede  de  lugar.  Ali iniciei os meus estudos de engenharia  na 
sorte.  Vi  a  construção de uma casa no mesmo lugar onde  está  a 
outra.  Os quartos pareciam imensos,  e eram ainda até  hoje.  Lá 
lembro-me  particularmente das guerras de travesseiros em que  um 
sempre acaba chorando,  com xingos e às vezes vagamente me lembro 
uma palmadas, havia chineladas e correadas conforme fosse a arte.
Deste lugar lembro-me do quintal,  alias dos quintais.  Eles eram 
três,  o lá de casa,  o das Tias Quilinha, Dedete e Glória e o do 
Tio Joaquim,  Tia Alice,  Raimundinho, Célia e Irene meus primos. 
Só hoje me dei conta de como nosso quintal era maior.  O das Tias 
Solteironas era  médio  com canteiros  e  passeios  urbanizados 
artesanalmente  em  conformação com a natureza e alguns  degraus. 
Era  ideal  para piques e mergulhos como Tarzam  nos  galhos  que 
formavam  as  pequenas  alamedas que eram aqueles  caminhos  para 
nossa  idade  infantil.  O do tio Joaquim era  todo  cimentado  e 
pequeniníssimo. Gostaria de saber a historia de como foi o início 
daquela  aglomeração.  Hoje que possam confirmar minha identidade 
só estão lá a Celia e Fernanda  de    

09/08/93

Ontem  foi  dia dos pais.  Tivemos um dia bom.  E uma  dor  estar 
nesta  situação  de falta  de dinheiro.  O que  está  acontecendo 
comigo  ?  O que adianta explicar?  Tenho que produzir mais e não 
consigo.  Talvez  seja hora de recuar e não estou  compreendendo, 
aceitando  isso.  Penso que se foi um passo maior que  as  pernas 
temos que fazer uma perna de pau como sair desta situação ?
 O tempo vai passando e tenho que continuar.

26/09/93

O tempo flui numa velocidade espantosa.
Já  passou  o  aniversário  de morte de meu pai no  dia  22  de 
agosto.  As relações em Barbacena ficaram estremecidas e até hoje 
lá não voltei.
Tenho tido dores nas pernas, hoje tomei decisão de cuidar de mim, 
vou  procurar o Dr.  Ricardo para fazer uma avaliação.  Pode  ter 
sido  em parte excesso na obra do Palácio  Maçônico,  mas  devo 
reconhecer que nos últimos tempos tem sido difícil.  Isso abate-
me muito.
As relações com as crianças vão bem graças a Deus apesar de todas 
as  restrições tenho sempre a sensação que eles me entendem e  eu 
entendo eles,  nesta manha de domingo o Zequi contou que sonhara 
que  os  fundos da nossa casa estava inundado,  até  apareceu  um 
crocodilo e para ir aos fundos precisava de uma  corda e alguém que 
ajudasse.
    
15/10/93

Este  foi  o pior aniversario que já passei.  Apesar de  tudo  ao 
chegar  em casa fui recebido carinhosamente pelas  crianças,  pra 
variar. "Pai, neste aniversario seu, sabemos que você mais precisa 
é carinho amor forca e é o que mais temos para dar portanto:  Feliz 
Aniversario Te amamos de seus filhos Zequi, Quel e Rafa (de sua
esposa Ni)"
Fico pensando neste último contrato aonde errei:
Dia  22/09 Telefonema e Contato com o Julio Cesar F Lage;  Dia 24
Rosaria...Dia  25 (Sábado) Entrevista com Rosaria e Inez,  Dia 26 
(Domingo) Avaliação dos Documentos...  Dia 27 (segunda) avaliação 
dos Documentos e Entrevista com Antônio Augusto...Prazo Ajustado...
10 Dias.  Até aqui foi bem 30/09 Início.......  Produção dos Desenhos
??????  Não avaliei a extensão e não tomei as horas necessárias em função do 
Sufoco da Praça de Pedágio ( Tive que pará-la ), GLMMG, Dentista, 
Terapia, Banco...  
29/12/93

Termina o ano.
Termina  para mim com frustações e derrotas.  A visão das  coisas 
boas  está agora ofuscada talvez porque esteja colocando em prova 
a minha defesa.  Caso contrário diria:  nada,  até que o ano  foi 
bom.  Meus Filhos se promoveram na escola. Paguei os compromissos
apesar de ter recuado quanto a posse de um fusca fudido ( até que 
ele  era  bem  bonzinho) e uma guitarra linda que  eu  não  vinha 
tocando   desde  que a adquiri.  É como se fora um  Mercedes Benz 
debaixo da poltrona.  Minha esposa,  minha cara esposa concluiu o 
seu nono semestre na psicologia da PUC.
Entretanto  não  consegui  ser feliz o  suficiente,  e  volto  as 
derrotas e frustações...  não consigo...  meu pensamento me volta 
aos  quatro  pousos de aviação,  seis postos de pedágio,  uma  TV 
completa  (estúdio  e  centro  transmissor)  uma   igreja,   três 
residências etc etc...
Ainda  assim  estou frustrado e carente.  Queria deitar com  minha 
esposa amada e ela prefere se deitar sozinha...  Que  contradição 
que traição que ingratidão do destino,   que destino  ingrato que 
raiva.  Minha fala meu charme se tornaram nada estou sem eu quero 
ficar  perto  dela de um jeito que ela não e.  Como pode isso  um 
homem  dar  sua vida e não ter a mulher amada.  Haverá  isso  ter 
alguém ?  Queria as gentilezas, as cortesias  as carícias o afeto 
o companheirismo e não tenho nada nem eu .  Eu não sirvo para nada 
só para as coisas que constituem as minhas defesas.

Escrevo sem rumo com parágrafos ou como ela diz:  com  parêntesis 
sem fechar nada.  Minhas Coisas não fecham e eu não fecho e estou 
aberto  a  tudo  pensando  que tudo e bom e tudo  afinal  e  ruim 
e a ruindade geral parece que vai me arruinar.

Também como ela diz: daqui a pouco não terei nada. Levarão minhas 
mãos e meu cérebro será sugado.  Ai serei um  peso 
para a nação.  Não pagarei mais impostos e nem na cadeia poderão 
me  colocar porque estarei louco.  Sigo escrevendo  esta  emoção 
louca  tentando  despistar  que não sou louco  e  chorando  digo: 
gente  não sou louco,  sou músico,  engenheiro do der e do mundo, 
viajante...,  sou oficial reserva do exército do meu país, sou do 
interior tenho procedência e endereços certos.

Conquistei, minha defesa diz, muitas vitorias mas estou triste.
Deus,  em nome de Jesus Cristo não aceito isso.  Em nome dos meus 
filhos,  não  aceito  isso,  e para não perder minha mulher  pelo 
menos não mais de que já a perdi e tê-la perto de mim,  não aceito 
isso.  Aceitar tudo isso não estava nos meus planos que alias não 
tinha, estou desolado diante a possibilidade de perder tudo.

02/01/94

Chegamos de Barbacena.
Não só o Natal mas também a passagem de ano passamos por lá.  Foi 
péssimo  ter  que passar as festas sem dinheiro e  relativamente 
com  poucas esperanças quanto a uma recuperação imediata do  meu 
perdido status quo. Trago de lá entretanto conclusões que talvez 
possam  me  ajudar a correr mais rápido.  Minha  família  morreu, 
morreram  todos  os  amigos  ou pelo  menos  morreu  o  tipo  de 
expectativa que eu mantinha dessas pessoas  
Trouxe comigo a decisão de falar menos ouvir mais.  ser objetivo 
OUVIR OUVI OUVIR.
Duvido de mim ao pensar isso. será que conseguirei. A dor dos dias 
anteriores parece menor.  Estou convocado para uma seleção. Alias 
terminei  o  ano  profissionalmente,  com o  convite  para  uma 
entrevista  na empresa ETHEL Eletricidade e  Telecomunicações  e 
inicio o ano atendendo a esta convocação. Vi um anúncio no estado 
de minas do dia 26 encaminhei o currículo e logo fui chamado.

Esperei muito do outros.  Cometi o enorme engano de relatar meus 
fracassos  e  dificuldades para todos.  Posso ter enganado  todo 
mundo  mas coma enganar a mim ?  Quer conversar  comigo.  O  que 
quero?

Quero  ter  poder e atuar profissionalmente.  Ter um bom  carro, 
acabar  minha  casa e estudar meus filhos,  viver bem  com  minha 
esposa  resgatar o que ficou perdido de respeito,  admiração  e 
amor.

Ela diz que eu não a amo ou que isso não é amor.  talvez eu  não 
saiba mesmo o que é amar.   
Para mim reflito o que fiz? Dediquei minha vida a sesse projeto de 
família e agora escuto isso.
Começo o ano com o objetivo de não agredir, mas como resistir as 
agressões  ?  Parece  que  estou  me tornando  apto  a  esses 
objetivos.

03/01/94

sigo  nesta epopeia de escrever e não falar.  Hoje fui a  empresa 
onde  tenho  um  currículo  em exame.  São 35  Km  de  distância, 
instalações  improvisadas  e  o  ambiente  me  fez  tremendamente 
inseguro, mas como me sentir seguro nestas circunstâncias. Fui ao 
Promove  e falei com o tesoureiro Flaviano para  aguardar-me  até 
solucionar  o problema de caixa.  Ganhei um prazo pelo menos  até 
dia  17/01  segunda  feira. Tentei sem sucesso falar  com  o  Luiz 
Magno,  que estava em reunião e não pode atender.  Minha intenção 
era  apelar para uma bolsa pois não sei como vai ser o ano de 94, 
a  Sonia  me falou que só após 01 de fevereiro  serão  examinadas 
estas questões.

A  Ni  me  deu  um papel com coisas duras  de  se  ler  ou  ouvir. 
Realmente  a  principio a vontade é negar tudo,  e de fato  tenho 
explicações para item por item que ela coloca. Vem uma insegurança 
enorme,  em  parte ela está certa mas em parte também  eu  estou 
certo.  Não sei o que fazer mais fácil é concordar com ela e pelo 
menos desfrutar de um convívio mais ameno.
Quando falo não sou objetivo,  fantasio e floreio abro parênteses 
o  tempo  todo,  não termino o raciocínio e por último  não  digo 
nada.

Hoje tive uma entrevista com o Edmundo que é o engenheiro que cuida 
dos interesses técnicos da GLMMG. Será que não fui objetivo, será 
que  não  disse  nada,  não  creio...  Não sei  quem  poderia  me 
entender.  Eu  quero me entender e sair dessa.  Fico revoltado  e 
penso  que  só serei respeitado com o bolso cheio de  dinheiro  e 
sinto  raiva,  e  como  quando  eu era  moco  que  as  garotas  só 
enxergavam  os  bonitos e eu tinha a sensação sempre que  estava 
“escanteado”.  Oh  meu deus como e difícil  simplesmente  viver,  e 
isso  e  é  sempre foi a única coisa que queria  quis  e  quero. 
Sou acusado  de emitir cheque sem fundo e quando mostro os cheques 
que emiti em favor de uma escola privada para os meus  filhos  e 
uma  escola  privada  para  a minha esposa e  para  justificar  o 
desagravo o desprestigio enfim toda agressão que sofro. Não tenho 
a quem reclamar porque parece agora que sem dinheiro qualquer  um 
tem mais razoes que eu.
Meu  entusiasmo  pelas coisas que faço e visto  como  megalomania 
ninguém me respeita e isso começa na minha própria casa por minha 
mulher.  Faço  um voto de louvor imenso a meus filhos são eles  a 
fonte vital da minha energia,  por mais revolta que sintam sempre 
me  tratam com muita distinção afeto,  carinho amor.  E isso que 
tem me impulsionado,  pois não tenho outra explicação para  minha 
conduta reta frente a tantas adversidades.
Quando  sou  acusado  que falo pela minha esposa vejo  parte  com 
razão  mas não passam de referencias aonde me mostro em defesa  e 
fico muito incomodado em ter       

04/01/94

Outro  dia a Ni me disse que tinha por  mim:  Ódio,  Raiva,  Nojo, 
Antipatia  e  Impaciência.  Por outro lado observei que  isso  só 
acontecia  comigo  pois  com o resto das pessoas  ela  era  super 
paciente simpática atenciosa e alegre. Diz que reclamo da vida 
e  não tomo atitudes,  pago terapia e choro cada dia com um.  Diz 
que  eu  não sou o Cesar Augustus e sim o  Cesinha  de  Barbacena 
filho  do Sr.  Geraldo "Burro".  Sugere que eu olhe no espelho  e 
veja  que  não sou que e esse que esta achando.  Ate  um  fulano 
qualquer ganha mais que eu...
Pode uma coisa dessas ?
O  sentimento de revolta e a tônica do meu coração nesses dias. 
Como  pode  uma pessoa se dedicar a uma família e ter isso  como 
resposta de 14 anos.  Dia 9 do próximo mês estaremos fazendo  14 
anos  de  casamento.  Ela me diz que  sempre  foi  assim,  nestes 
quatorze anos foi isso,  carências medo angustias. E extremamente 
frustrante  ouvir essas coisas.  A primeira intenção e negar.  Não 
Não Não !
O  Volney diz e meus colegas de grupo também que só me reporto  a 
ela e que não me respeito.  Quem sou eu afinal ?   Boas  pergunta 
diz ele... Tente entrar em contato consigo mesmo, e é o que tenho 
mais  feito  sem lograr nenhum êxito.  Porque estou  passando  por 
estas  coisas ?  Boa pergunta diz ele imbecil picareta que  todos 
nos  babacas  sustentamos.   Acho  pretenciosa  sua  maneira  de 
referir-se  que  faz  isso  faz  aquilo e já  deu  curso  aqui  e 
consultoria ali  e que o preço dele e tal.... Parece que estou me 
defendendo  e tudo parece então defesa...  Meu Deus como é  duro, 
fico com ódio disso


14/01/94

A  vida prossegue e eu tentando me fazer um cara novo e enfrentar 
as situações.
Minhas   dificuldades   com   o  dinheiro   permanecem   e   minha 
desorganização pessoal favorece isso.  Hoje termino o projeto  do 
TRJ  e inicio o projeto de Pedágio de S.S.  Paraiso.  Nem sei que 
preço  vai dar continuo enfrentando..  Outro dia  desses  a Tereza 
ligou  muito  solicita dizendo ter esperado uma semana para  ver 
como  e  que readaptávamos da volta das  festas  em  Barbacena, 
disse  sobretudo que não havia ligado antes porque ela nada podia 
fazer  pelo nosso problema financeiro,  estavam  de  preparativos 
para seguir viagem provavelmente 15 ou dezesseis e se quiséssemos 
aparecer  lá  haveria  possibilidade de hospedar todo  mundo  no 
apto.  Falei  para a Ni e ela ficou superentusiasmada,  para  não 
dizer em euforia.  Bom quer dizer que vai dar para tomar um banho 
de praia?  Oh meu Deus que Bom !  Pessoalmente,  depois fiquei me 
sentindo humilhado e melhor pegar uma chepa com o Celso que  com 
eles,  não  estaria  eu sendo ciclicamente,  orgulhoso  e  humilde 
demais? Como encarar o Geraldo cheio de dinheiro e eu duro , o 
Chico  a Nilda etc.. Sou tão bobo que ainda assim acho que ia  ser 
bom
O  fato de ter eu vindo para casa alterou minha produção será que 
estando eu sujeito a ruídos de panelas vassouras rizadas e  brigas 
de  garoto  o charme e o ódio de minha amada som de rádio  TV  e 
vídeo games telefone mau conectado a rede publica. Devo aprender 
datilografia? me sinto defasado de ume engenharia da pesada foi 
isso que escolhi adianta reclamar? 

23/01/94

Apos  uma semana exata de vômitos e desconfortos gástricos retomo 
ainda  precariamente a luta.  Prostração sono e logicamente  cama 
durante dias. Muita chuva saudade abandono conflito angustia medo 
inveja  raiva.  Como  um  animal  ferido  observei  as  cenas  do 
terremoto  de Los Angeles,  Gelo em New York,  CPI  da  corrupção 
chegando  ao  fim,  ano  novo armando-se para começar  depois  do 
carnaval. Pela primeira vez neste dia 23,  olho a folhinha e vejo 
que a semana depois do carnaval começa na segunda dia 21, ou seja 
quase  um  mês.  A  ideia de montar a empresa  "Zona  Sul  - Home 
Service"  Faca  um diagnostico gratuito de sua casa  e  repare  o 
necessário  conforme sua conveniência.  Sem Custo de Visita tenha 
uma avaliação dos possíveis problemas construtivos de seu imóvel, 
pelo menos os aparentes ou que possam ser considerados  defeitos, 
tenha  um cadastro dos seus equipamentos como maquinas de  lavar, 
secar,  fornos MO,  geladeiras, freezers, ar condicionado enfim o 
manual do proprietário do seu imóvel!
Sobre  ela  hoje não falarei não esta havendo o que  falar.  tudo 
esta  muito difícil parece mesmo acabando.  Estou  recuperando  a 
minha  auto  estima  ou seja ela que se retrate pois  tendo  sido 
dedicado  fiel  etc etc..  não ha por que  me  sujeitar   a  essa 
cobrança depreciativa.

28/01/94

Sonhei  a  dias  a  trás que estava em  minha  casa,  parece  que 
havíamos  chegado de viagem e estávamos hospedados no quarto  de 
baixo,  parece também que toda a família já havia se acomodado  e 
então segurando um cigarro um pijama azul apareceu o Leonardo, 
(já  falecido a quase 17 anos) num pijama de calcas curtas azul , 
de  óculos me perguntando já vai dormir direto ou vamos bater  um 
papo?  disse  primeiro  vou dar uma descansadinha e  já  apareço. 
Posteriormente  vim um zum zum no corredor na porta do quarto  de 
cima  dizendo ( parece que já havia dado um cochilo) "como e  que 
pode"  "que  absurdo" "uma pessoa entrar ate aqui isso  num  da". 
Então eu fui ate a porta da rua ,  o jardim estava escuro,  com o 
claro  da casa não dava para enxergar nada,  mas tive coragem  e 
encarei verificando visualmente se havia alguém ali, depois subi 
os  degraus  fui  ate o portão e espiei toda a  rua  estava  meio 
escura uns postes estavam apagados e dei um urro muito forte  com 
os  braços  levantados fazendo noventa graus com o ante  braço  e 
girando  180 graus havia vento e nevoa.  Nisso vinha descendo  um 
vulto e me disse :  E Cesar você não aparece no DER, te telefonei 
lá  e não lhe encontrei,  era um negro com os beiços muito largos 
que  já  próximo a mim ,  com um saco pequeno parecia de  1/4  de 
litro  de leite misturado com morango,  me perguntou  como é  que 
abre essa coisa:  impaciente eu respondi:  pô,  rasga isso ai em 
qualquer  quina...  Antes havia passado pelo quarto do meio e  vi 
que  dormiam a mãe,  ao lado a Dete,  ao lado o Pai e nos  pés  o 
Luis.  O  pai  puxou  as  cobertas  caiu da cama  e  Dete  e  Mae 
descobertas reclamaram.  O Acir também dormia lá,  parece que  no 
quarto de cima dormia a Nilda e Família.

Ontem  fui ao Endoscopista e verifiquei que fato estou  novamente 
com Úlceras estomacais,  hoje pegarei o resultado,  apesar de tudo 
respirei aliviado por já saber o que era.  

10/02/94

Ha  vários  dias não escrevo.  Ontem foi o dia de aniversario  de 
casamento.  Quatorze anos se passaram...  Minha amada diz que sou 
igual a sua mãe,  diz que não a vejo diz que eu não fiz nada  por 
ela enfim diz coisas que sinceramente não compreendo. Diz que não 
abstraio. Sigo lendo o "Tao da Física", texto que esta abrindo os 
meus olhos e o meu coração para a grandeza da vida.  Nunca pensei 
a  estrutura  atômica  da matéria e do  universo  sob  o paralelo 
proposto  do  Misticismo Oriental.  E incrível pensar que tudo  e 
gás.  Lembro-me  das cenas de Viagens ao interior da Matéria  que 
mostra

20/02/94

Muitos  dias sem escrever,  será sem falar comigo ?  Pode ser  as 
coisas tem tido tal intensidade que não da para parar . Não tenho 
lido  a bíblia e isto e mau,  por outro lado a Leitura do "Tao da 
Física" tem me reconstruído e estimulado minha  espiritualidade. 
Porem me sinto na estaca zero.   A minha terapia tomou outro rumo 
na  semana antes do carnaval,  estava tão sem rumo que achei  que 
não estava adiantando nada e que melhor era parar.  Dai senti uma 
nova  esperança  de  me  compreender.  Profissionalmente:  estou 
sempre  com  mais trabalho que dou conta e duro isto não  e  um 
paradoxo?  Como aumentar os preços?  A insegurança de não ter nem 
ao menos aqueles trabalhos me faz continuar. E um inferno, coisas 
ficam  para  trás novos negócios são  entabulados  sem,  a  menor 
estrutura  e vamos empurrando com a barriga um dia tenho certeza 
que  terei a necessária tranquilidade para fazer as  coisas  como 
elas  precisam ser feitas.  Moro em uma casa onde as coisas que 
tem que ser feitas são bem maiores que o meu tempo.  Assim também 
os projetos.
Nestes dias alternando situações razoáveis e ruins me sinto muito 
só e me sinto mais explorado por não conseguir o faturamento que 
necessito.  O  que  esta faltando em meu ser para que  as  coisas 
fluam mais facilmente ?
Não  aceito  a falta de compreensão da minha esposa,  não  aceito 
mesmo  a  minha  falta  de  compreensão.  Onde  estou  errando  ? 
adicionado  a  essa  duvida  me  vejo    desprezado,   humilhado, 
questionado,  ameaçado e isso obviamente atrapalha-me mais ainda.
mas não sei de onde vem aquela forca  e eu sigo em frente

26/02/94

Madrugada começando deste novo dia...
Estive  pensando  onde o poder me fascina,  e me vejo  e  concluo 
muito  mais por transformações que ele lhe acessa que propriamente 
poder per si.
A natureza dual da  vida que   agora compreendo conforta-me e  me 
impulsiona rumo ao meu "Tao", rumo a mim propriamente.
Janeiro foi um mês de 1,25 mil dólares,  fevereiro nenhum dólar e 
marco se anuncia já como 2,25 mil. Bom começo eu diria-me.


14/03/94

E  difícil  formar  o  habito de escrever a  si  próprio.  Da  vez 
anterior o espaço foi de 16 dias, tentarei escrever mais.
são tantas as situações ou serão sentimentos que reconheço  assim 
ou  respondo com uma letargia naqueles dias que não se  faz  mais 
nada.  Fumo um cigarro, paro aqui apos o boa noite das crianças a 
perseverante  jogada pro alto da Ni de vez em quando,  finalmente 
tento  relaxar  um  pouco   e aprender  a  sentir  reconhecer  os 
sentimentos.
Minhas  horas  se  perdem nas horas angustiantes  que  se  passam 
Nestes corredores.
Nestes  corredores  o  tempo passa e a gente vai  e  volta  pelos 
mesmos lugares.
As pressas,  nas coxas vão saindo os projetos que a gente vai  se 
orgulhar  de  ter  participado.  O futuro  aproxima-se  rápido  e 
preciso trabalhar.

12/06/94

Resolvi  nesta data consolidar um dos meus primeiros passos  para 
escrever  um  livro.  Primeiro o titulo que sugestivamente  veio: 
"Marido de Psicóloga" ou "Marido e Esposa de Psicólogos".  Fiquei 
muito  impressionado  com  as  reflexões  contidas  no  livro  de 
C.Paglia  a respeito de como a estrutura da lógica do  pensamento 
da  linguagem  da arte enfim das civilizações  tudo foi concebido 
pelo homem primitivo ameaçado com a grandeza e pungência da mulher 
para  se defender.  Assim foi que frequentemente se da dentro  do 
problema até da prevalência da fala,  onde existem os dois  sexos 
diz-se homens, médicos

06 de marco de 1.995
Hoje resolvi escrever.  nem sei quanto tempo se passou da ultima 
vez.
Mas  hoje  esta  difícil  demais.  Minha  esposa  depositaria  de 
confiança e fé, parece não ter mais controle sobre suas atitudes. 
Le Freud e Lacan o dia inteiro,  as vezes ate para urinar.  Estas 
emoções não caberiam num livro,  de modo  que só a partir da zero 
hora  de hoje,  nus na cama as seis o despertador  chama,  rotina 
nova,  dez para as sete temos que sair. Atrasamos por minha culpa, 
poderia  ter  gravado  os  arquivos  ontem.  Paciência,  ninguém 
perdeu a esportiva. Chegamos a tempo na escola. Manha fecunda no 
DER  com o eng. Mário Bortone as dez sai para imprimir desenhos  e 
as  11  estava na sede da CBTU entregando um produto.  Pelo  tele 
falei antes com a Nivalda que atendeu com belíssima voz,  que bom 
senti de imediato, logo apos perguntou-me por dinheiro. Diante da 
incerteza que permanecia ate aquela hora ela virou um "bicho".
Bem  quando  cheguei  em  casa para  buscar  a  Rachel  para  que 
antecipara  seu horário para 12 hs.  na escola.  Fui ao  trabalho 
para viabilizar a entrega da TV Record ainda a tarde, imprimir e

07/05/95

Como o tempo passa.
Fui  ao Rio no Fim de semana de 29,  30 e 01 de maio.  Apesar  de 
tantos  desenlaces  e desafetos,  sinto que minha relação  com  a 
esposa ainda tem esperança. As vezes sinto-me depositário do ódio 
dela  pelo  mundo  pelas faltas de dinheiro  e  eu  sempre 
correndo, atrás sem conseguir satisfaze-la.
Estou  interessado na Psicanalise Lacaniana,  engraçado de  tanto 
ver   Nivalda  propalando  o  "inconsciente  estruturado   como 
linguagem"  me  interessei.  Conclusão ha grande  ciúme,  e  como 
estivesse  ouvindo,  não invada meu espaço aqui eu serei a melhor 
não haverá espaço para você, saia !!!
Nesta semana preciso contatar a Ilka. Será que estou agarrado na 
figura  da  mulher ?  seria bom conviver com ela  clarear  certas 
fantasias,   localizar-me.   Porque   fico  tão  tocado  com   os 
comentários  da mulher,  ou quem sabe melhor diria das  mulheres. 
Será   que  de  fato  nestes tempos  empobreci  para   reagir   ao 
crescimento  minha  companheira  ?   Não,   lembro-me  defendo-me 
recomendei, auxiliei cooperei na formação dela,  acho que queria 
isto para  mim, este saber me fascina, e algo inconsciente, o que 
será que fez estar sempre por perto de gente desta área ?
Vou procurar o Flavio. 

91/95/95

Manha.
Já fui levar os garotos a escola, voltei, como sempre fiz bastante 
coisas.  Fui ao DER, fui a TV Record e apanhei uns desenhos que o 
Paulo havia desenvolvido e deixou na portaria do seu edifício.  A 
manha  foi produtiva.
Ni  não quer.  Fico sempre na mesma, triste talvez.  Entendo  ela, 
psicanalista  sem  consultório e  ainda essas ideias de  ir  para 
Franca estudar,  pode uma coisa dessas ? interrogo-me, então tudo 
acabaria ?   A vida familiar lhe e entediante, a atividade de mãe 
dona de casa então quem vai ser alguma mudança por certo ocorrera 
pois com pode uma casa sem dona ou dono ?  Só mordomos e serviçais 
?
Já é tarde neste trecho ..

No comments: